Em visita a New Orleans, presidente diz que reconstruirá cidade ''mais forte'' do que antes
O presidente dos EUA, Barack Obama, visitou ontem New Orleans pela primeira vez depois de sua posse e prometeu que seu governo nunca esquecera da cidade, destruída ha quatro anos pelo furacão Katrina."Estamos comprometidos em assegurar que um desastre como o Katrina não ocorra de novo", afirmou o presidente americano em um encontro com o publico na Universidade de New Orleans.
Não nos esquecermos de New Orleans. Vamos reconstruí-la mais forte do que antes. Apesar de passados quatro anos da tragédia, os danos causados pelo Katrina ainda são visíveis por quase toda a cidade. Ha bairros onde varias casas seguem rachadas, lojas fechadas, prédios que aguardam demolição e há reformas e obras por toda a parte.
Obama, que chegou a cidade para uma rapida visita de quatro horas, criticou o governo de seu antecessor, o ex-presidente George W. Bush, pela falta de reação após a passagem do furacão, em 2005. Cerca de 1.600 pessoas morreram na Louisiana e no Mississippi e os prejuízos foram estimados em mais de US$ 40 bilhões. Vejo que todos trabalharam muito, mantiveram a esperança e decidiram reconstruir a cidade juntos, disse Obama. O presidente também teve de se defender durante seu discurso.
Um morador lhe perguntou porque o processo de reembolso do governo era tao lento e a quantia paga era sempre menor do que o necessário. ''É compreensível que vocês estejam impacientes. Estamos trabalhando o mais rápido possível, mas muitas dessas coisas não serão reconstruídas do dia para a noite'', respondeu Obama.
A Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema) indicou que, dos 120 projetos de reconstrução que estavam pendentes no Estado da Louisiana quando Obama chegou a Casa Branca, 76 já foram iniciados.
(Estadao.com.br, 15/10/2009)