Tempestades e vendavais provocaram estragos em municípios do noroeste do Rio Grande do Sul entre a noite de nesta quarta-feira (14/10) e a manhã desta quinta (15/10). Não houve feridos. Em Espumoso, o granizo abriu buracos em telhados de casas e galpões da zona rural. Em Pontão, o vento arrancou a cobertura de cerca de 50 residências de assentados da reforma agrária na Fazenda Annoni. Algumas casas também foram atingidas por árvores e postes em queda e ficaram parcialmente destruídas.
Nas duas localidades agricultores lamentaram a perda de lavouras de trigo. Em Planalto houve inundações em cerca de 50 casas da zona urbana. Desde o início de setembro, 69 prefeituras do Rio Grande do Sul decretaram situação de emergência por causa de vendavais, tempestades de granizo, tornados, enchentes, enxurradas e inundações.
A previsão do 8º Distrito de Meteorologia indica tempo parcialmente nublado com névoa úmida e seca nesta sexta-feira (16) e possibilidade de chuva em áreas isoladas da metade norte do Estado no final de semana.
(JC-RS, 16/10/2009)