O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe realiza nesta sexta-feira, no Centro de Eventos de Piratuba (SC), na área do balneário, o IV Fórum do Comitê Rio do Peixe que terá como tema as águas subterrâneas. O comitê Rio do Peixe, como é popularmente tratado, articula atividades para a promoção do gerenciamento descentralizado, participativo e integrado da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe.
Por meio de diversas ações, o comitê busca incentivar a atuação dos 70 membros integrantes (entidades da sociedade civil, poder público e usuários da água) para tratar das questões ambientais relativas aos recursos hídricos. O IV Fórum tem o objetivo de chamar atenção para questões relativas à quantidade, qualidade, disponibilidade e potencial de recarga das águas subterrâneas, destacando o papel do poder público e a articulação da sociedade quando da utilização deste recurso.
A programação de hoje prevê às 15h30min, a apresentação de um vídeo institucional; às 16h, abertura solene pelo presidente da entidade, professor Júlio César Mosqueta da Silva. Às 16h20min, palestra sobre ‘Águas Subterrâneas: características, propriedades e disponibilidade’; às 17h20min, palestra sobre ‘Educação ambiental voltada à proteção das águas’. Às 19h, haverá uma mesa redonda sobre o tema ‘Águas subterrâneas no contexto da gestão integrada dos recursos hídricos’ e às l9h50min, encerramento com a Carta do IV Fórum do Rio do Peixe’.
De acordo com o secretário-executivo do comitê, professor da Unoesc, Alvarito Baratieri, o Rio do Peixe nasce no município de Calmon, (SC) e percorre 297 km até desaguar no rio Uruguai em Marcelino Ramos (RS). ''As águas deste rio abastecem 26 municípios catarinenses onde moram 300 mil pessoas. Precisamos conservá-la e qualificá-la sempre mais'', disse o secretário.
(Correio do Povo, 16/10/2009)