A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional aprovou nesta quarta (14/10) o requerimento de indicação para que seja implantado um Centro de Referência de Mudanças Climáticas da Amazônia, no estado do Amazonas, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
Para o autor da proposta, deputado Silas Câmara (PSC-AM), a criação do centro vai suprir as necessidades de todos os órgãos envolvidos com o meio ambiente na Amazônia brasileira, além de "proporcionar aos pesquisadores, ambiente mais favorável e maior proximidade com o objeto principal das pesquisas".
Efeitos do aquecimento global
O centro de referência será uma unidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) responsável por detectar mudanças no meio ambiente. Com sede em São Paulo, o Inpe busca soluções práticas de sustentabilidade para atenuar os efeitos do aquecimento global no País.
Silas Câmara lembrou a entrevista à imprensa do pesquisador da instituição Carlos Nobre, em que diz que "é preciso uma implantação rápida da presença do Estado em toda a Amazônia, para redução das ilegalidades associadas ao desmatamento".
Além do Inpe, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) também foi criado para integrar informações e gerar conhecimento atualizado de ações globais de governo na Amazônia Legal, visando a proteção, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável da região. "O sistema desempenha funções que não alcançam totalmente as atribuições do Inpe, mas que precisam estar em total sintonia com o trabalho do órgão de pesquisa", disse.
A Câmara vai enviar o documento ao Ministério da Ciência e Tecnologia para que seja avaliada a possibilidade da instalação do centro.
(Agência Câmara, 14/10/2009))