Foi lançado em Arroio do Meio, nesta quarta-feira (14/10), o Plano de Saúde Animal da Pecuária Leiteira do Rio Grande do Sul. Trata-se de um projeto inédito para controle e erradicação de brucelose e tuberculose de bovinos e bubalinos, que posteriormente deverá ser implantado em todo o Brasil.
"Este projeto piloto traz a certeza do desenvolvimento aliado à sanidade animal e à qualidade sanitária dos produtos da cadeia leiteira, possibilitando a abertura de mercados mais exigentes e com melhores preços para nossa produção", afirmou, durante o lançamento, o secretário da Agricultura, João Carlos Machado. O objetivo do programa é tornar as pequenas propriedades rurais livres de brucelose e tuberculose bovinas.
A brucelose causa diminuição entre 10% e 24% na produção de leite e tem como prevenção vacina e aplicação de testes nos animais para controle. Já para a tuberculose não existe vacina, e a única prevenção é o cuidado especial com a realização periódica de exames. A tuberculose também provoca diminuição na produção de leite. Não há tratamento para nenhuma das duas doenças. O animal portador de qualquer uma delas precisa ser sacrificado.
Dentro de um ano e meio aproximadamente, o projeto deverá estar concluído na região do Alto Taquari, com a certificação oficial das 2,7 mil pequenas propriedades dos seis municípios que formam a Comarca de Arroio do Meio (Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo e Travesseiro). A adesão ao plano é voluntária. Será considerada livre de brucelose e tuberculose a propriedade que apresentar resultado negativo para três testes aplicados em todos os animais. O último teste será feito por órgão oficial, com análise igualmente feita em laboratório oficial.
O Plano de Saúde segue a metodologia do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Foi desenvolvido em parceria entre Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério Público Estadual, Fundesa, prefeituras da Comarca de Arroio do Meio, Univates, Farsul, Fetag, Sindilat e Movimento dos Pequenos Agricultores. Participaram do lançamento autoridades, entidades ligadas ao setor e mais de 130 produtores rurais da região do Vale do Taquari. VoltarImprimirA-A+Enviar para...
(Ascom Governo do RS, 14/10/2009)