Em audiência com a secretária de Coordenação Política e Governança Local, Clênia Maranhão, representantes da direção da Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A (Usiminas) garantiram a construção do galpão de reciclagem para os moradores da Vila Chocolatão, na área adquirida pela prefeitura para realocar a comunidade, localizada na Zona Leste de Porto Alegre. O prédio para a reciclagem está previsto no projeto geral de reassentamento das cerca de 200 famílias que ocupam terreno ao lado da sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no Centro Histórico.
O diretor da Soluções Usiminas, Luiz Migliora, garantiu o interesse da empresa em manter o compromisso firmado pela Zamprogna, durante o processo de aquisição da área para o reassentamento, diante da recente aquisição da firma gaúcha pela siderúrgica mineira. “Queremos entrar com pé direito no estado”, afirmou Migliora. A contrapartida empresarial faz parte do compromisso institucional da Usiminas, garantiu o assessor de Relações Governamentais, Bruno Lage Paulino.
A garantia da contribuição social da Usiminas foi saudada pela secretária Clênia Maranhão, acompanhada na audiência pela coordenadora do Projeto de Governança Solidária Local, Beatriz Ribeiro dos Santos, e pela agente de Governança com inserção naquela comunidade, Vânia Gonçalves de Souza. “A unidade de reciclagem no novo local de moradia vai assegurar sobrevivência enquanto a comunidade se capacita para outras atividades produtivas”, ressalta a secretária de Coordenação Política.
A implantação da Rede de Sustentabilidade da Vila Chocolatão foi uma das ações mostradas ao público da 35ª Conferência Geral da Unesco, em Paris, na Exposição dos Parceiros da agência das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, na semana passada. Fotos, folderes e imagens da Vila Chocolatão compuseram a exposição, assim como materiais produzidos pela Artenorte (Associação dos Artesãos da região Norte), resultantes da reciclagem de materiais recolhidos ao longo do arroio Santo Agostinho e mananciais do bairro Sarandi.
(Ascom Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 14/10/2009)