A Vale, a maior produtora mundial de minério de ferro, deverá tentar formar uma parceria com a Bolívia a fim de explorar o maior depósito mundial de lítio, disse o diretor de Mineração boliviano, Freddy Beltrán. A Vale manteve conversações no início deste ano com o ministério boliviano da mineração, depois que pelo menos três outros grupos fizeram propostas para participar do desenvolvimento do depósito de lítio no sul da Bolívia, disse Beltrán em entrevista concedida nesta segunda (12/10) em La Paz.
A Salar de Uyuni boliviana, uma salina localizada na província de Potosí, encerra cerca de 50% dos 11 milhões de toneladas de reservas mundiais conhecidas de lítio, segundo relatório da Geological Survey dos Estados Unidos. O lítio é empregado na produção de baterias para produtos eletrônicos portáteis, como telefones celulares, iPods e laptops, e pode mover carros elétricos.
"Eles falaram da questão em linhas gerais e precisam consolidar uma oferta específica", disse Beltrán. Um porta-voz da Vale que preferiu não ter seu nome divulgado, devido à política da empresa, optou por não se manifestar.
(Por Jonathan J. Levin, Bloomberg / Brasil Econômico, 13/10/2009)