Na segunda-feira, 12 de outubro, realizou-se a 16ª Romaria das Águas, com concentração ao lado da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.
Inúmeras religiões e credos reuniram-se em homenagem a Nossa Senhora Aparecida ao lado da Usina do Gasômetro. Vários pronunciamentos destacavam a necessidade de cuidar de nosso ambiente natural e destacaram a importância da água em nossa vida. Logo após as 14h um barco levou romeiros até a Ponta do Melo (área do Pontal do Estaleiro), onde foram observar o local da orla do Guaíba que foi alvo de consulta pública sobre a construção de espigões residenciais. Na consulta 81% dos eleitores votaram contra a autorização das construções. Participantes do Movimento em Defesa da Orla explicaram o que tinha ocorrido e porque as pessoas devem estar atentas às tentativas de agressão ao nosso rio.
Retornando ao local de concentração a imagem conduzida pelo barco encontrou-se com outra imagem que veio das ilhas e foram conduzidas pelos fiéis para uma celebração inter-religiosa, com pessoas que misturaram água de de diversas nascentes que ajudam a formar o Guaíba, uma forma simbólica de representar a despoluição das águas que abastecem a capital gaúcha.
Chamou a atenção de todos a pouca divulgação dessa edição da Romaria das Águas por nossa mídia. Apenas uma equipe da TV Educativa esteve fazendo a cobertura do evento no Gasômetro. Nenhum outro jornal, rádio ou TV estiveram no local.
(Poa Vive, 13/10/2009)