O superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, e o reitor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), João Carlos Cousin, assinaram nesta terça-feira (13), na reitoria da Universidade, convênio entre as duas instituições relativo ao Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande (ProEA-PRG).
De acordo com o coordenador do Programa e professor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg), José Vicente Freitas, o programa começou em 2005 como uma atividade piloto que foi sendo ampliada e que serviu de referência para a criação de um programa nacional de Educação Ambiental para as unidades portuárias do país por parte do Ministério do Meio Ambiente (MMA). "Hoje, outros portos brasileiros aderiram ao programa e seguem os passos do porto rio-grandino, que foi pioneiro no país em sua implantação", salientou Freitas.
Conforme Corradi, a ampliação da estrutura e os novos investimentos do Porto do Rio Grande geraram uma demanda maior na área ambiental incluindo o ProEA-PRG. Dessa forma, a Furg dará um aporte maior ao programa, tanto na área de pesquisa como estrutural, através de repasse de verbas por parte da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg). O chefe da DMASS ainda salientou que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como ampliação dos Molhes e aprofundamento do calado, são exemplos de novas demandas que foram geradas na área ambiental. O convênio, com duração de 12 meses, podendo ser renovado por quatro anos, possibilitará a contratação de 11 bolsistas de graduação, mestrado e doutorado, a colaboração de professores da Furg e a aquisição de materiais de apoio.
O reitor da Furg, destacou o crescimento do porto rio-grandino, salientando a importância da universidade em colaborar ativamente no fortalecimento do desenvolvimento do Município, agregado sempre a preocupação ambiental. Além disso, ele destacou que ações como essas geram oportunidade aos alunos da Furg através da criação de novas bolsas.
O programa, que tem suas ações estruturadas em processos permanentes, continuados e articulados de formação de educadores e mobilizadores socioambientais, fundamentados na idéia de pessoas que aprendem participando, vem buscando agregar nas atividades propostas os diferentes atores sociais que estão inseridos no contexto da atividade portuária e na sua área de influência. Já alcançou e envolveu nas ações educativas, dirigentes, assessores, técnicos e servidores da SUPRG, professores vinculados a rede estadual e municipal de ensino, líderes comunitários, pescadores, sociedade civil, guias de turismo e vereadores, entre outros.
Também assinaram como testemunhas o vice-reitor, Ernesto Luiz Casares Pinto, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Darlene Torrada Pereira, e o chefe da Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança (DMASS), Celso Corradi.
(Ascom Governo do RS, 13/10/2009)