A Comissão da Produção Orgânica do Estado do Rio Grande do Sul (CPOrg-RS), em conjunto com a Superintendência Federal de Agricultura no RS, realiza nesta quarta-feira (14/10), às 17h, degustação de produtos orgânicos no vestíbulo nobre da Assembléia Legislativa. O objetivo é divulgar essa forma de produção de alimentos e mostrar os benefícios que eles trazem para a saúde. O evento faz parte da programação da Semana Mundial da Alimentação. Na ocasião será entregue uma cesta com alimentos orgânicos para o presidente da Assembléia Legislativa, Ivar Pavan.
Durante a semana passada os integrantes da comissão, que reúne órgãos governamentais e da sociedade civil, visitaram os líderes dos principais partidos da Assembléia Legislativa, a mesa diretora, além das comissões de Agricultura, Cidadania e Direitos Humanos; Economia e Desenvolvimento Sustentável, Educação e Saúde e Meio Ambiente.
Criado em 2003, o Programa de Desenvolvimento da Agricultura Orgânica (Pró-Orgânico) visa apoiar e fortalecer os setores da produção, processamento e comercialização de produtos orgânicos, além de estimular seu crescimento. Em abril deste ano, foi eleita a atual composição do CPOrg, que tem por finalidade auxiliar o desenvolvimento da produção orgânica, baseada na integração entre os diversos agentes da rede de produção orgânica do setor público e do privado, e a participação efetiva da sociedade.
A coordenadora da CPOrg/RS e médica-veterinária fiscal federal do Ministério da Agricultura (MAPA) Angela Escosteguy, destaca que a produção orgânica, recentemente regulamentado pelo Mapa, recebe o reconhecimento oficial o que a fortalece e torna mais visível. “Este modelo de produção em franco desenvolvimento, deve ser difundido e suas características levadas ao conhecimento de diferentes fóruns, para um melhor entendimento da importância ecológica, nutricional e social deste sistema produtivo”, complementa Ângela Escosteguy.
Serviço:
Degustação de Produtos Orgânicos na Assembléia Legislativa do RS
Semana Mundial da Alimentação
Data: 14 de outubro de 2009 (quarta-feira)
Horário: 17h.
(Por Juarez Tosi, EcoAgência, 13/10/2009)