O forte vento ocorrido no final de semana em Rio Grande provocou danos na rede elétrica e em pelo menos um telhado, queda de algumas árvores e, mais uma vez enrolou os cabos aéreos da linha de transmissão de energia elétrica para São José do Norte, que atravessa o canal de acesso ao Porto do Rio Grande. Devido ao problema com os cabos aéreos, os quase 26 mil habitantes de São José do Norte ficaram sem luz das 22h de sábado até as 11h da manhã de ontem, quando a própria ventania fez os cabos se desenrolarem. O vento soprou forte em Rio Grande desde o início da tarde de sábado até o meio-dia de ontem, quando mudou da direção nordeste para norte e começou a chuva. Por volta das 10h de ontem, na 4ª Secção da Barra, o vento atingiu a velocidade de 93 quilômetros por hora na rajada.
Na manhã de ontem, os Bombeiros registraram a queda de duas árvores nos bairros Getúlio Vargas e São Miguel, de um painel da Loja Ponto Forte, no calçadão do Rio Grande, e destelhamento de uma casa na rua 9 do bairro Getúlio Vargas. No Cassino, conforme a CEEE, o vento quebrou a chave de uma rede de alta tensão que alimenta as localidades de Querência e Parque Guanabara, deixando em torno de 1.300 unidades sem energia elétrica a partir das 9h de ontem. Até o meio da tarde, equipes da CEEE estavam trabalhando para corrigir o problema. A expectativa era restabelecer o fornecimento de energia nesta área até as 17h.
Na noite de sábado, na Ilha dos Marinheiros, interior do Rio Grande, uma árvore caiu sobre a rede de alta tensão da CEEE. Em função disso, parte desta localidade e a Ilha da Torotama ontem ficaram sem luz das 12h às 14h30min para que a companhia pudesse consertar a rede. A CEEE registrou ainda casos isolados de falta de luz devido a fios da rede elétrica rebentados e à queda de galhos ou árvores sobre redes.
(Por Carmem Ziebell, Jornal Agora, 13/10/2009)