Cerca de 50 ativistas do Greenpeace subiram neste domingo (11/10) no telhado do Palácio de Westminster, sede do Parlamento britânico, para pedir "uma mudança de política para salvar o clima". Fontes policiais disseram que os ativistas utilizaram cordas e escadas para pular a cerca de segurança do Legislativo do Reino Unido.
A intenção do grupo, segundo um dos membros do Greenpeace, é passar a noite no telhado e exigir dos parlamentares, que nesta segunda-feira (12/10) voltam das férias de verão, a assinatura de um manifesto sobre a mudança climática. Em nota, a organização ambientalista disse que o protesto tem como objetivo "elevar a temperatura" do debate sobre o que tem de ser feito para deter a mudança do clima.
"O Parlamento abre amanhã (segunda-feira) e as eleições se aproximam, por isso esta é uma oportunidade de ouro para que os partidos pensem de verdade sobre o futuro e sobre o que as próximas gerações enfrentarão", disse o diretor-executivo do Greenpeace, John Sauven.
A ONG chamou a atenção para a pouca atenção que o Partido Trabalhista e o Partido Conservador deram à questão da mudança climática em seus congressos anuais, realizados nas últimas duas semanas. Apesar de a segurança do Parlamento britânico ter sido reforçada substancialmente em 2004, os membros do Greenpeace conseguiram subir no telhado do Palácio de Westminster sem muitas dificuldades.
(FolhaOnline, 12/10/2009)