A Barrick Gold, maior produtora mundial de ouro, pagará a Xstrata aproximadamente US$ 465 milhões por uma participação de 70% na mina de cobre e ouro "El Morro", localizada no Chile. A transação será efetuada no dia 30 de janeiro de 2010, segundo comunicado oficial divulgado pela filial da Xstrata na Suíça. A Barrick revelou que o pagamento será feito em dinheiro e a vista.
A mina de "El Morro", que é em 30% de propriedade da New Gold, possui 489 milhões de toneladas de recursos minerais que possuem 0,59% de cobre, informou a Xstrata. A venda "nos permitirá dirigir melhor nossos recursos até nossos outros projetos de desenvolvimento prioritários", acrescentou o documento.
A Xstrata informou em agosto que apresentaria cinco projetos de expansão na área de cobre para aprovação até o final de 2010. A companhia, a quarta maior produtora de cobre do mundo, propôs em junho uma fusão com a Anglo American, visando assim criar um grupo que pudesse competir com a gigante australiana BHP Billiton.
Estratégia
A aposta da Barrick na mina chilena faz parte da estratégia da companhia de ampliar sua presença em novas minas na África, América e Ásia, visando assim aproveitar a valorização nos preços do ouro, que atingiram na semana passada o recorde de US$ 1.062,70 a onça em Nova York.
(Brasil Econômico, 12/10/09)