O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias, pretende liberar até o dia 26 a licença prévia do projeto da Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). "Trabalhamos com essa meta. Evidentemente, trata-se de um empreendimento muito importante. Nossa equipe está trabalhando no parecer técnico e deve concluir a análise nas próximas semanas", disse Messias.
A data prevista para o licenciamento também consta do oitavo balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), divulgado na quinta-feira (08/10) pelo governo. Pelas projeções do PAC, se a licença prévia for mesmo liberada no dia 26, o leilão de concessão da usina de 11,2 mil megawatts (MW) ocorrerá até 15 de dezembro.
Nos últimos anos, a maior parte dos licenciamentos de hidrelétricas foi marcada por brigas entre empreendedores e a área ambiental. O Ibama era acusado de demorar para dar a licença e respondia criticando a qualidade dos estudos. Messias comentou que, aparentemente, o estudo e o relatório de impacto ambiental (EIA-Rima) de Belo Monte, entregues pela Eletrobrás no fim de fevereiro, são de boa qualidade, o que favorece a análise dos técnicos.
(Agência Estado, 11/10/2009)