Alunos estão trocando pilhas e óleo usados de cozinha por peças de xadrez em gesso. A iniciativa é realizada em Alvorada, região da Grande Porto Alegre, e envolve 2,5 mil alunos de 26 escolas da rede municipal de ensino, além de 600 estudantes de quatro escolas estaduais, três delas da Capital e uma de Alvorada. A atividade integra o projeto Educa Ação Eco Lógica com Jogos de Xadrez nas Escolas, promovida pela ONG Embrião. Conforme o coordenador da proposta, Josué Cardoso Aguiar, já foram recolhidas, durante nove anos de trabalho, 3 toneladas de pilhas e encaminhadas à empresa Suzaquim, na capital paulista, única no Brasil que faz a reciclagem do material.
Os oficineiros são remunerados pela Secretaria Municipal de Educação. Os números são elevados também na oficina de óleo de cozinha. Somente neste ano, os alunos recolheram, por meio de campanhas, 700 litros de óleo, que são colocados em bambonas. Com uma parte do óleo é feito sabão e a outra é revendida à empresa Oleoplan, de São Leopoldo, que o transforma em biodiesel. Na avaliação do coordenador do projeto, é um exemplo de proteção aos afluentes do rio Gravataí.
Além das oficinas, o projeto oferece a papietagem, uma antiga técnica chinesa de confecção com papéis. Por meio dela, os estudantes fazem peças de diversos tamanhos e formas. ''Com isso, eles aprendem a valorizar o papel'', avalia Josué. A presidente da Sociedade Cultural e Ambientalista Embrião, Janete Soares dos Santos, destaca que o principal objetivo é trabalhar a educação ecológica com os jogos de xadrez.
A equipe de xadrez é composta por quinze pessoas – enxadristas, árbritos de xadrez (com certificado da Confederação Brasileira de Xadrez), professores e voluntários. Josué descreve que as oficinas ocorrem uma vez por semana, com duração de 1h. A cada oficina, são atendidos, em média, 30 alunos. ''Houve ocasião na qual atendemos a cerca de 250 crianças por escola'', conta Josué, acrescentando que a equipe se dirige até a instituição.
Neste ano, já foram realizadas atividades como a Final de Circuito de Menores, em Novo Hamburgo, a Copa QI de Xadrez Escolas, promovida em Gravataí e a Simultânea, com Rodi – mestre Fide (título concedido pela Federação Internacional de Xadrez) –, da Argentina. Nesse sábado, houve o Torneio de Xadrez da Primavera, na Escola Padre Léo Seidel. Hoje, a equipe do projeto estará na Redenção, em Porto Alegre, e na Base Aérea de Canoas.
(Correio do Povo, 12/10/2009)