Os ventos fortes que atingiram a região Central do Estado causaram estragos em vários bairros e vilas de Santa Maria. Uma equipe de dez bombeiros trabalhou desde as primeiras horas da manhã em apoio às famílias que tiveram suas residências destelhadas. Conforme o Destacamento do Controle do Espaço Aéreo, localizado na Base Aérea as rajadas de ventos oscilaram durante o domingo de 70 a 80 quilômetros por hora.
A região Leste da cidade foi a mais atingida. Na localidade conhecida como invasão do Km 3, foram danificadas 30 casas. O Corpo de Bombeiros teve o apoio da Defesa Civil do Município e do núcleo da Cruz Vermelha. Várias comunidades ficaram sem energia elétrica. Três equipes da AES Sul trabalharam nos consertos. A programação da 38a Exposição da Aeronáutica (Expoaer) que estava marcada para ontem e que contaria com espetáculo da Esquadrilha da Fumaça, foi suspensa. No distrito de Vale Vêneto, município de São João do Polêsine, Quarta Colônia Italiana, o desfile dos imigrantes previsto na programação do Festival Internacional de Inverno Italiana foi cancelado.
No município de São Pedro do Sul, a 35 quilômetros de Santa Maria a força do vento arrancou o telhado de uma padaria localizada na rua General Osório. A cobertura do prédio caiu em cima de uma residência. Na cidade de Santiago, região Centro-Oeste, a chuva provocou alagamentos em duas casas.
Em Rio Grande, a ventania do final de semana causou danos na rede elétrica, queda de árvores. Mais uma vez, o vento enrolou os cabos aéreos da linha de transmissão de energia elétrica para São José do Norte, que atravessa o canal de acesso ao porto rio-grandino. Os nortenses ficaram sem luz da 22h de sábado até as 11h de ontem, quando a própria ventania fez os cabos se desenrolarem. Por volta das 10h desse domingo, na 4ª Seção da Barra, as rajadas atingiram a velocidade de 93 quilômetros por hora. No balneário Cassino, conforme informação da CEEE, uma árvore caiu sobre a rede de alta tensão.
(Correio do Povo, 12/10/2009)