O município de Gratavaí passa a contar, nesta semana, com espaço adequado para o descarte de resíduos da construção civil e materiais de grande porte. Foi inaugurado, ao lado da subprefeitura, no bairro Morada do Vale I, o primeiro Ecoponto da cidade. Pela proposta, o local servirá como centro de triagem de material reciclado. Os resíduos podem ser enviados ao Ecoponto para realização da coleta seletiva. A iniciativa integra projeto da prefeitura, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), que reúne limpeza urbana, educação ambiental e geração de trabalho, com base na campanha ''Gravataí: Eu gosto, eu cuido''.
O Ecoponto contará com serviço de ''telecarroça'', que permitirá o recolhimento e o transporte dos dejetos domiciliares. São 60 carroceiros cadastrados no serviço. Por de uma central (telefone 3497-0013), os moradores poderão ligar e informar o material que querem descartar. A central destinará um carroceiro identificado até a residência para o recolhimento que fará o descarte no Ecoponto. O pagamento será feito aos carroceiros.
''Este é um projeto piloto que terá diversos pontos na cidade, pois a proposta do Ecoponto é deixar a cidade mais limpa, dando o destino correto para o lixo e entulhos, evitando, com isso, o despejo desses materiais nas vias públicas, arroios ou terrenos baldios que resultam em problemas de saúde pública, enchentes e oneram o orçamento municipal'', disse a prefeita de Gravataí, Rita Sanco. Ela destacou que o Ecoponto pretende mudar o comportamento da população para a preservação do meio ambiente e garantirá renda ao carroceiros.
Durante a inauguração, a prefeita Rita Sanco, o vice Cristiano Kingeski, acompanhados pelo titular da SMSU, Juarez Fialho, entregaram as carteirinhas aos trabalhadores informais que serão colaboradores no Ecoponto.
(Correio do Povo, 11/10/2009)