A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse nesta quinta (08/10) que o governo irá se reunir nos próximos dias para definir um “tratamento especial”, para as obras referentes à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. A ministra chegou a usar a expressão PAC da Copa e PAC das Olimpíadas.
“O governo federal nos próximos dias vai fazer uma conjunto de discussões porque achamos que tem que ter um tratamento especial para 2014 e 2016. Podemos até chamar de PAC das Olimpíadas e um para a Copa”, disse a ministra após a apresentação do 8º Balanço Quadrimestral do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cujos investimentos somaram até agosto dese ano R$ 338,4 bilhões.
Dilma ressaltou ainda o caráter histórico das Olimpíadas, adaptando à situação brasileira. “As Olimpíadas tem um significado histórico. No Brasil, é o momento de comemorar o fato de termos deixado de ser o país do futuro para ser o país do presente."
A ministra disse ainda que o governo terá condições de realizar uma política de investimentos, visando à mobilidade urbana e ao incentivo da participação dos mais jovens. "Essa mobilização não poderá ser apenas nas nossas escolas, mas também na sociedade, no sentido de termos uma maior número de atletas”, disse Dilma.
(Por Luciana Lima, com edição de Talita Cavalcante, Agência Brasil, 08/10/2009)