Na decoração de Natal da cidade neste ano, as estrelas serão de latinha de refrigerante, as flores e bolas, de garrafas PET. As peças começaram a ser confeccionadas por 90 canoenses, que integram o projeto Natal da Transformação, idealizado pelo Movimento Ação por Canoas (Maca), com patrocínio do Banrisul.
Os artesãos estão tendo aulas sobre reutilização de materiais recicláveis com a artista plástica carioca Mana Bernardes. Os outros professores são os designers Peu Mello e Sueles da Silva e a arquiteta Noca Kallil. O espaço para os encontros foi cedido pela Ulbra.
O curso começou em 14 de setembro e vai até 30 de novembro. Os participantes, desempregados, pessoas sem renda fixa e moradores dos bairros Mathias Velho e Guajuviras, recebem ajuda de custo de R$ 21 por dia para transporte e lanche.
O resultado do curso deverá ser visto a partir de novembro na Praça do Avião, na Praça da Emancipação, na prefeitura, na Rua 15 de Janeiro, no Calçadão e na passarela sobre a BR-116 ao lado da Praça do Avião. Para o trabalho, serão utilizados 25 mil garrafas pet, 3 mil latas e 6 mil CDs, além de outros produtos, oriundos da Associação de Reciclagem Amigas Solidária e da Associação de Reciclagem do Mato Grande.
Os amigos Arthur dos Santos Brum, 18 anos, e Émerson Beche, da mesma idade, colegas na escola Jussara Polidoro, sonham em trabalhar com arte e encararam o curso como uma forma de começar a se profissionalizar. Nathieli Oliveira, 19 anos, aluna da escola Carlos Drummond de Andrade, se apaixonou pela ideia de reutilizar materiais e ajudar o ambiente.
Info
As prefeituras de Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Cachoeirinha e Gravataí e a Trensurb assinaram esta semana um protocolo prevendo que em seis meses a Região Metropolitana de Porto Alegre tenha um sistema integrado de transporte público. Inicialmente, serão feitos estudos para um novo desenho do serviço associado entre metrô e ônibus urbanos. A administração municipal canoense e a direção do trem iniciaram ainda em março a conversação e outras cidades se agregaram ao projeto.
A Guarda Civil Municipal de Canoas foi a primeira a ser incluída no treinamento da Força Nacional de Segurança Pública. Entre os dias 22 e 24, três integrantes estiveram em Brasília e realizaram o curso de Operador Taser, arma menos letal. Os equipamentos já são utilizados pela Brigada Militar e auxiliarão a Guarda Civil na atuação preventiva. Canoas deve receber 20 armas taser hoje, no lançamento do Território de Paz Guajuviras.
(Zero Hora, 09/10/2009)