Algumas das maiores empresas brasileiras, como a Votorantim e a Petrobras, divulgaram nesta quinta-feira (08/10) seus inventários de emissão de gases de efeito estufa. A iniciativa, parte do Programa Brasileiro GHG (Greenhouse Gases) Protocol, reuniu ainda 27 empresas de grande porte e revelou que durante o ano de 2008 elas emitiram 85,2 milhões de toneladas de gás carbônico equivalente (CO2e). Esse volume representa 3,8% das emissões brasileiras.
A empresa que mais emitiu no ano passado foi a Petrobrás, com cerca de 51 milhões de toneladas de CO2e. A Votorantim, com 18 milhões de CO2e emitidos ficou em segundo, seguida da Alcoa, com 2 milhões de CO2e. Os números constam do relatório divulgado hoje em São Paulo durante o lançamento oficial do programa Empresas pelo Clima – EPC. Os detalhes dos inventários estão disponíveis aqui.
“Para o consumidor, a publicação destas informações ajuda a compreender a extensão do impacto climático destas empresas e isso possibilita a prática do consumo consciente”, disse Juarez Campos, coordenador do núcleo de Sustentabilidade Global do GVCes.
Em comunicado distribuído à imprensa, ele explica que o cidadão poderá obter informações do total de emissões de uma empresa, assim como a fonte dessas emissões dentro da empresa e a evolução das emissões através dos anos. A uniformização na metodologia de contabilização e a forma como os dados são relatados facilitam a comparação entre empresas, pontua.
(O Eco, 08/10/2009)