Com o objetivo de destacar a qualidade da água produzida em Porto Alegre e os benefícios do consumo da água da torneira, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) promove, de quinta-feira até o próximo final de semana, blitzes nas sinaleiras da Capital. As ações são alusivas à 16ª Semana Interamericana da Água.
Durante as atividades, são distribuídos materiais gráficos com informações sobre como melhor aproveitar a água tratada. O material destaca a importância de limpar os reservatórios e verificar vazamentos, além de explicações sobre como agir quando há interrupções no abastecimento de água para manutenção das redes. A iniciativa é parte também das ações do Dmae na 9ª Semana Estadual da Água, de 3 a 10 de outubro.
Qualidade - O processo de gestão da água em Porto Alegre tem certificação ISO 9001:2000, conferida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e leva em consideração os padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde. São mais de quatro mil análises diárias, desde a coleta até a rede de distribuição, garantindo 24 horas por dia uma água de qualidade para 100% da cidade.
“Água, questão de sobrevivência” é a temática adotada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS) nesta edição da Semana Interamericana da Água e reflete a crescente preocupação com os desequilíbrios ambientais e a falta de consciência social para a preservação dos recursos hídricos. A Semana da Água mobiliza 800 instituições e a programação completa pode ser acessada no site www.abes-rs.org.br.
Dados sobre consumo de água em Porto Alegre:
Volume de água produzido pelo Dmae: 475 mil metros cúbicos/dia
Percentual da população atendida com água tratada: 100%
Consumo por pessoa/dia: 250 litros
Média de consumo mês: 13 metros cúbicos por residência
Volume captado no lago Guaíba p/ abastecimento: seis metros cúbicos/segundo
Volume disponível no lago: 1,4 mil metros cúbicos/segundo
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 08/10/2009)