A Comissão de Turismo e Desporto aprovou nesta quarta-feira (07/10) a criação de uma subcomissão para acompanhar as ações a serem desenvolvidas pelos governos federal, do estado e da cidade do Rio de Janeiro e pelo Comitê Olímpico Brasileiro para a organização dos Jogos Olímpicos de 2016. A subcomissão foi proposta pelo deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), que informou que o objetivo é acompanhar a utilização de verbas públicas nas ações ligadas diretamente ao turismo e ao esporte.
Ele entende que os jogos olímpicos de 2016 são um grande desafio para todo o Brasil, em especial para o Rio de Janeiro. "É necessário que o Congresso Nacional crie um grupo especificamente destinado a acompanhar todo o processo de debate, de construção e das tomadas de decisões sobretudo no que diz respeito às verbas públicas que tem que se destinar."
Referência
Ele disse que, ao sediar os Jogos Olímpicos, o Brasil terá a oportunidade de consolidar a referência de um país compromissado com o desporto. "Enquanto isso, fortalecemos o potencial econômico no processo de organização do evento". Ainda segundo o parlamentar, a criação da subcomissão será importante para contribuir com o andamento e execução dos investimentos do governo federal e de instituições privadas.
A subcomissão será composta por cinco membros da Comissão de Turismo, que também vão acompanhar a implementação de programas de formação de atletas. A data para a instalação do colegiado ainda não foi definida.
(Por Karla Alessandra, com colaboração de Laís Braz, Agência Câmara, 07/10/2009)