O evento dos 250 anos da morte de Sepé Tiarajú realizado em São Gabriel, segundo as lideranças que participaram da entrevista coletiva, realizada sábado passado, na Secretaria Municipal de Turismo, afirmam que o objetivo foi reverenciar a figura de Sepé Tiarajú, somar forças e criar uma riqueza pluriética. O presidente do Conselho Indigenista Missionário, Dom Franco Macerdoti, disse que a finalidade do trabalho é a construção de um novo mundo plural, "Sepé representa a mística da resistência dos vencidos conformados com a situação e a mística do povo Guarani acredita que esta terra tem dono". Já o representante da Via Campesina, Paulo Facioni, destaca que existe espaço para se criar um outro mundo. "Os problemas não são locais, são globalizados. O evento chama à responsabilidade a organização dos povos, que sempre ficaram alheios". Paulo Facioni afirmou que "a partir de hoje será um marco para a história do nosso país".
A representante da Juventude Consulta Popular, Cláudia Camatti, disse que os jovens vieram com o objetivo de resgatar a história de Sepé Tiarajú e buscar a organização da juventude. "Queremos uma sociedade latino-americana e que a nossa cultura seja respeitada", acrescentou a representante dos jovens. Sepé Tiarajú é uma referência, destacou Cláudia Camatti, "é uma ajuda de luta comum, levar a juventude para a rua para lutar pelos seus direitos". O presidente do Conesg, Diogo Juarez, informou que os negros perderam muitas obras e houve muita matança na África. Ele esclareceu que a situação dos índios é pior, porque eles eram os donos das terras, "os negros vieram à força para o Brasil, mas herdamos alguma coisa".
A cacique charrua Mari Aquab, durante sua manifestação, solicitou ao governo estadual o reconhecimento do povo charrua, "pois hoje vivemos em barracas e a Mãe Terra é para todos". O cacique caigangue Francisco Rõkan disse que a matança pela terra continua até hoje. "Nós estamos lutando pela própria terra", acrescentou. O cacique guarani Mário Korái informou que "estamos voltando com uma força grande e vamos conseguir os nossos direitos". FOTO (Paulo Elmano Borges): Lideranças participaram da coletiva realizada na Secretaria Municipal de Turismo.
(Folha da Fronteira, 05/10/2009)