As noites, que antes eram consideradas o momento para o descanso, viraram transtorno para moradores de ruas próximas a boates e bares noturnos. Para amenizar o problema, equipes da Secretaria do Meio Ambiente, Brigada Militar e Secretaria Municipal de Transporte e Circulação realizam fiscalizações periódicas.
O barulho da música, dos veículos e de frequentadores acontece, principalmente, na quarta-feira. Moradores de áreas próximas a bares e boates, que costumam atrair grande público de jovens, contam que durante o inverno o movimento e os ruídos foram constantes. Um deles, que prefere não se identificar, confessa que trocou seu quarto para o fundo da casa na expectativa de poder dormir tranquilamente. “Moro aqui há quatro anos. Não quero nem ver quando o verão chegar”, observa.
O fiscal ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pedro Borba, revela que todas as casas noturnas e bares com música ao vivo da cidade possuem licença ambiental para funcionar. A autorização é concedida somente após a verificação do isolamento acústico do local, sendo que a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente emite um laudo conferindo se os decibéis estão dentro dos limites permitidos conforme prevê a legislação.
Apesar do desconforto de alguns moradores, a Secretaria de Meio Ambiente recebe poucas reclamações sobre o barulho nas casas noturnas, tendo em vista que o isolamento acústico é eficaz. Borba revela que na grande maioria das vezes em que a fiscalização é acionada constata-se que o barulho vem de veículos onde o volume do som está muito alto, e não das boates.
Nas ações integradas entre a BM, a SMTC e a Secretaria de Meio Ambiente, que acontecem pelo menos uma vez a cada 10 dias, os fiscais autuam os proprietários de veículos que ultrapassam os decibéis permitidos para o horário da noite. Em média, um carro particular é flagrado desobedecendo a lei. As operações, que ocorrem em locais pré-determinados, devem se intensificar nos próximos meses, como forma de garantir o descanso da população.
(Jornal Minuano, 08/10/2009)