A negociação internacional sobre a mudança climática que acontece em Bangcoc é a mais construtiva dos últimos dois anos, afirmou nesta quarta-feira (07/10) Yvo de Boer, o mais alto funcionário das Nações Unidas para as questões climáticas. "É a primeira vez em dois anos que vemos esse tipo de debate construtivo sobre como fazer funcionar concretamente o futuro acordo mundial sobre o aquecimento global", declarou De Boer à AFP.
"Espero que possamos manter este estado de ânimo", acrescentou o secretário executivo da Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (CMNUCC). Delegados de mais de 180 países estão reunidos há dez dias na capital tailandesa para tentar abrir o caminho para um acordo mundial em dezembro, em Copenhague, para dar continuação ao Protocolo de Kyoto, que expira no final de 2012.
Estados Unidos, que não ratificaram Kyoto, e países como Japão, Austrália e Canadá já expressaram seu desejo de virar a página e iniciar um tratado totalmente novo. Já os países em desenvolvimento, como o Brasil, querem conservar um Protocolo de Kyoto modificado, que garanta que os países ricos - considerados os responsáveis históricos pelo atual aquecimento global - intensifiquem seus esforços contra as mudanças climáticas.
(Último Segundo, 07/10/2009)