A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) esteve representada nesta quarta-feira (07/10) na abertura do IV Seminário do Arroio Dilúvio, na sede do Crea/RS. O seminário debateu temas como esgoto sanitário, melhoria da qualidade da água do arroio, reciclagem do óleo de fritura, educação ambiental , ações do Programa Esgoto Certo na Bacia do Arroio Dilúvio , Gestão da Drenagem Urbana e potencial de efluentes líquidos.
O secretário substituto da Smam, José Furtado, ao falar na abertura destacou a importância da conscientização da sociedade para com o meio ambiente. ”O equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação da natureza estão interligados , um depende do outro para a sobrevivência das gerações futuras”, opinou. Por sua vez, o presidente do Crea, Luiz Alcides Capoani, salientou a necessidade da utilização dos resíduos na confecção de sacolas, na redução do consumo da água e da energia elétrica.”Vivemos a passagem da ciência ecológica para a conscientização ecológica”, disse.
Coordenado pela Smam e organizado pelo Grupo de Trabalho do programa Pró-Dilúvio, o encontro contou com a presença de representantes dos departamentos municipais de Esgotos Pluviais (DEP), de Água e Esgotos (Dmae) e de Limpeza Urbana (DMLU) e o com o apoio do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 07/10/2009)