Quais são as causas das mudanças climáticas? E qual o impacto do aquecimento global sobre o sistema ecológico de cada região do planeta ou sobre a saúde da humanidade? Climatologistas da Secretaria Nacional do Meio Ambiente da Alemanha respondem a essas e a outras perguntas um uma nova cartilha, distribuída para a população.
A publicação é baseada no quarto relatório do Painel Internacional de Mudanças Climáticas (IPCC) divulgado em 2007, e que servirá de base científica para a Conferência Mundial do Clima de dezembro, em Copenhague, na Dinamarca. Informações acessíveis sobre as bases científicas da política climática alemã são importantes, segundo o governo, para que cada um possa dar sua contribuição no combate ao aquecimento global.
Em dezembro deste ano será realizada a 15º Conferência Mundial do Clima das Nações Unidas. Está em pauta a negociação de um novo acordo para reduzir as emissões de gases do efeito estufa no planeta, decisão que será decisiva para evitar uma mudança climática perigosa.
A cartilha da Secretaria Nacional do Meio Ambiente da Alemanha resume os principais pontos do relatório do IPCC e as apresenta de forma compreensível para leigos. A publicação inclui esclarecimentos sobre os motivos do efeito estufa, estimativas em relação a futuras mudanças climáticas e descreve os efeitos do aquecimento global em diferentes partes do mundo – inclusive na Alemanha.
O objetivo da secretaria é esclarecer o maior número de leitores possível sobre os efeitos do aquecimento global hoje e no futuro, e sensibilizar os cidadãos a adotarem medidas para combater o aquecimento global. O folheto também servirá para a educação ambiental na escola e outras instituições de ensino.
A cartilha (em alemão) está disponível para download gratuito aqui.
(UBA / Ambiente JÁ, com tradução de Francis França, 07/10/2009)