A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAm) realizará a primeira edição do Seminário da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí nesta quarta-feira (07/10), às 14h, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. O evento tem como foco a implementação de uma política de gestão ambiental responsável e socioeconomicamente sustentável, a partir das diretrizes do Plano Ambiental e do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano. Conforme o secretário da SMMAm, David Cafruni, esse seminário servirá como um desafio para a cidade, pois visa inserir o município na Rede Estadual da Agenda 21.
Para Cafruni, a escassez de água potável e as inundações são problemas que interferem nas políticas de gestão pública em todo o mundo. O acesso e o uso da água de boa qualidade é um direito humano básico e, para isso, é fundamental que toda a sociedade se mobilize e se conscientize da necessidade do uso correto da água e da recuperação do meio ambiente.
O SEMINÁRIO ¿ A primeira edição do evento conta com a parceria do Comitê Gravatahy e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul. O seminário ainda comemora o Dia Interamericano da Água (DIAA) que neste ano tem como lema ¿Água, a sobrevivência está em nossas mãos!¿. Para falar e orientar a população, foram convidados três palestrantes que abordarão temas relacionados ao Rio Gravataí.
PALESTRAS
Plano regional de saneamento da bacia hidrográfica, com o engenheiro da SEHADUR, Marcio Freitas.
O enquadramento do Rio Gravataí, com o diretor do departamento de recursos hídricos da SEMA, Paulo Renato Paim.
Aspectos legais dos resíduos sólidos no Rio Gravataí, com o promotor de justiça da comarca de Gravataí, Daniel Martini.
(Ascom Prefeitura de Gravataí, 06/10/2009)