O Movimento dos Atingidos por Barragens de Minas Gerais está solidário às famílias das vítimas do acidente ocorrido nesta quinta-feira (01/10) na CSN - Companhia Siderúrgica Nacional em Congonhas. Segundo informações dos bombeiros que compareceram ao local, os seis homens montavam a estrutura de um transportador de correia, nome técnico de uma espécie de esteira que transporta minério, quando parte desta estrutura metálica desabou de uma altura de 20 metros levando junto os seis operários. Três deles morreram na hora e outros três ficaram gravemente feridos.
Morreram André Ferreira Dutra, de 29 anos, Leandro Francisco da Silva, de 24, e Carlos Alberto Pereira, de 47 e os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Conselheiro Lafaiete. Flávio Roberto da Silva, de 46 anos, Geraldo Magela Lourenço Ferreira, de 22 e Marcos Vinícius dos Santos, de 21 anos, ficaram gravemente feridos e foram encaminhados aos hospitais de Congonhas e BH.
O MAB, a Via Campesina e Sindicatos da região há muito vêm discutindo os riscos da expansão desenfrada de empresas mineradoras na região do Alto Paraopeba que ameaçam o meio ambiente e a vida das comunidades com a ganância da produção capitalista que valoriza o lucro acima de qualquer segurança para a vida humana. O MAB manifesta solidariedade aos familiares dos trabalhadores e convoca a todos para a luta em favor da vida.
(MAB, 05/10/2009)