A Sundown acaba de fechar parceria com a Braskem para desenvolvimento de embalagens com o chamado PE verde (polietileno obtido a partir da cana-de- açúcar). As primeiras embalagens com o novo material devem chegar ao mercado no verão de 2011/2012.
Elaborado com matérias-primas 100% renováveis, a também denominada Resina Verde é considerada um divisor de águas no mercado de polímeros. O material apresenta o mesmo aspecto e as mesmas propriedades dos plásticos tradicionais no produto final e pode ser utilizado em todas as aplicações onde hoje se utiliza a versão petroquímica, sem qualquer adaptação em máquinas ou processos produtivos.
Para a Johnson & Johnson, que detém os direitos da marca Sundown, a iniciativa poderá ser a primeira de muitas outras. 'Possuímos diversos projetos de utilização de material reciclado pré e pós-consumo, mas realmente a utilização da Resina Verde é uma ação inédita da companhia em todo o mundo', diz Marcelo Scatolini, gerente de grupo de Suncare da Johnson & Johnson.
A Braskem, líder em resinas termoplásticas na América Latina e terceira produtora petroquímica das Américas, é detentora da tecnologia de fabricação da Resina Verde.
(Correio do Povo, 06/10/2009)