O RS viverá um momento raro na sua história política, hoje, em Brasília, quando numa demonstração de força mostrará sua unidade em defesa da garantia de parte da riqueza a ser gerada pelo petróleo do pré-sal. A afirmação é do secretário estadual de Infraestrutura e presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Energia, Daniel Andrade. O ato, que ocorre na Câmara dos Deputados, a partir das 17h, contará com a participação da governadora Yeda Crusius, e dos secretários da Fazenda, Ricardo Englert; do Planejamento, Mateus Bandeira, e da Casa Civil, Otomar Vivian.
Segundo Andrade, o governo estadual defende que a discussão sobre os royalties e transferências oriundas da nova fronteira petrolífera sejam definidos dentro do marco regulatório que está sendo proposto. 'Os projetos enviados ao Congresso, até agora, não contemplam uma posição sobre essa questão, e isso não pode ficar para 2011', enfatizou ele.
O secretário de Infraestrutura, no entanto, avaliou que o mais importante, na atividade de hoje, é o cunho político. 'A governadora estará junto com a bancada federal, com a Assembleia Legislativa, o Judiciário, a Famurs e a União de Vereadores, além das principais federações empresariais e sindicais do Estado, demonstrando que nós, gaúchos, somos players nesse processo do pré-sal', disse. Andrade lembrou que o Fórum dos Secretários de Energia defende que os recursos sejam compartilhados de forma federativa.
(Por Daniel Andrade, Correio do Povo, 06/10/2009)