Várias cidades e regiões do RS viveram mais um dia de caos provocado pelo tempo. Temporais, ventos, granizo e chuvas se espalharam por cidades como Livramento, Uruguaiana, Bagé, Rosário do Sul, Porto Alegre e tantas outras. Na Capital, depois de um dia abafado e temperatura máxima de 34,5 graus, a tempestade chegou no final da tarde causando estragos e transtornos para pedestres e motoristas na hora de maior movimento.
Ventos e uma forte pancada de chuva causaram quedas de árvores e de postes de iluminação, deixando vários pontos da cidade sem energia. Os Bombeiros receberam mais de 200 chamados e a EPTC apontou que mais de 200 semáforos apresentavam problemas. Equipes dos bombeiros, da EPTC e da CEEE foram distribuídas por toda a cidade.
O mau tempo também causou atrasos e cancelamentos de voos no Aeroporto Salgado Filho. Dezoito voos, programados para aterrissar na Capital no final da tarde de ontem, retornaram a Florianópolis e Curitiba. A queda de postes de iluminação deixou o trânsito lento no quilômetro 93 da freeway, no sentido Capital-Litoral Norte. Mais de 150 mil pessoas ficaram sem energia em todo o Estado, conforme as concessionárias.
(Correio do Povo, 06/10/2009)