No pico de contágio da Gripe A (H1N1), a procura pelo Serviço de Emergência e Urgência (SUE) 24 Horas no município atingiu a média de 70 atendimentos diários. A partir da segunda quinzena de agosto a busca por serviços médicos diminuiu consideravelmente ficando abaixo de 10. Em Gravataí, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram confirmados três casos de Gripa A, com um óbito registrado.
Mesmo com a diminuição pela procura de atendimento no Município, a SMS lembra que os cuidados com a higiene são fundamentais para evitar o contágio e devem ser mantidos. As recomendações são: lavar as mãos com freqüência, não levá-las aos olhos e à boca e não compartilhar utensílios domésticos. “Ainda não existe vacina para o vírus da Influenza A e os cuidados devem ser mantidos pela população”, ressaltou a coordenadora da Política de Atenção Integral à Saúde, da SMS, Nadiane Lemos.
Medidas
No auge de contágio, a Prefeitura tomou algumas medidas preventivas com a finalidade de evitar aglomeração de pessoas, como a adiamento do início do segundo semestre letivo nas escolas municipais e a suspensão dos desfiles da Semana da Pátria. A Prefeitura segue acompanhando a divulgação de dados pelo Ministério da Saúde e OMS, a fim de manter a população informada sobre a Gripe A.
(Ascom Prefeitura de Gravataí, 05/10/2009)