O secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, fez a entrega simbólica das mudas que estão sendo repassadas para os municípios do Alto Jacuí dentro do projeto Árvore é vida, que prevê o plantio de um milhão de árvores no RS. O lote de 45 mil mudas foi entregue na última quinta-feira (01), em Lagoa dos Três Cantos e integra o repasse de 300 mil mudas, que estão sendo distribuídas para os produtores rurais das 19 cidades da região.
A Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja) foi a primeira a assinar convênio com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), a fim de recompor as matas ciliares e recuperar as áreas degradadas. Os próximos a conveniar com o governo do Estado serão as Associações dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT) e da Zona da produção (AMZOP), além da Fetag. O projeto Árvore é vida foi idealizado pela diretoria de meio ambiente da Federação das Associações das Mulheres de Negócios (BPW) e executado pela Sema.
O evento teve grande participação de estudantes de Lagoa dos Três Cantos, do prefeito, Ernor Weber, do presidente da Amaja, o prefeito de Tapera, Irineu Orth, da presidente da diretoria de meio ambiente da BPW, Yara Blochtein, do diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Sema, Rafael Ferreira, além de secretários e dirigentes de meio ambiente da região, cooperativas agrícolas e produtores rurais.
Berfran entregou uma muda de canafístula para a prefeita mirim de Lagoa dos Três Cantos, Taila Weber e para o presidente da Amaja. O futuro prefeito mirim, William Schraeder recebeu a muda da diretora da BPW. Para o secretário, é fundamental apostar nos jovens para melhorar as condições do meio ambiente. “Nossa geração tem feito o esforço de se adequar às boas práticas ambientais, mas as crianças de agora já estão se educando para os cuidados ambientais de forma natural. Por isso, o envolvimento dos jovens é imprescindível para garantirmos a vida saudável ecologicamente no planeta”, destacou Berfran Rosado.
(Ascom Sema, 05/10/2009)