Os 120 alunos do Centro de Atendimento da Criança e do Adolescente (Ceacri AABB Comunidade), de Bento Gonçalves, se mobilizaram e recolheram materiais recicláveis nas próprias casas e na comunidade. Na quinta-feira, 24 estudantes do Ensino Fundamental, sob orientação do agrônomo da Emater/RS-Ascar Mário Landerdahl, fizeram a preparação (corte e pintura) das garrafas PET e das caixas de leite longa vida, que serão usados na montagem de um aquecedor solar de água para o Centro. O equipamento tem baixo custo, fácil instalação e a ajuda na preservação do ambiente.
O agrônomo destacou a importância da parceria entre a instituição, o Ceacri AABB e as secretarias Municipais do Meio Ambiente e da Educação, e o interesse de crianças e adolescentes pelo trabalho de responsabilidade ambiental e social. "Eles se envolveram e trabalharam corretamente na preparação dos materiais", disse Landerdahl.
Na terça-feira (06) começa a montagem do aquecedor e, numa próxima etapa, será feita a instalação. Tubos e conexões em PVC e o reservatório necessários serão custeados pela AABB. O aquecedor solar é construído através do sistema circulação por termo-sifão, com coletor solar instalado abaixo do reservatório da água, e será utilizado no aquecimento da água da cozinha. "O aquecedor representará economia e dessa forma ajudamos a preservar o planeta. Queremos fazer a divulgação para que outras entidades adotem o sistema", disse a coordenadora do Ceacri, Mari Lazzari.
O Ceacri oferece, em turno inverso ao da escola, atividades como oficinas de reciclagem, alimentação, teatro, dança, canto e esporte, além de apoio pedagógico a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
(Ascom Governo do RS, 05/10/2009)