Com previsão de mobilizar cerca de 800 entidades, que programaram 1,4 mil atividades, foi aberta, no sábado (03) em Caxias do Sul, a IX Semana Estadual e a XVI Semana Interamericana da Água, com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, da presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES/RS, Nancy Giugno, e do prefeito José Ivo Sartori.
Promovido pela ABES/RS em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, além de entidades governamentais e não-governamentais, a semana segue até o dia 10 com palestras, oficinas, mostras, peças de teatro, visitas e passeios em todo o RS. Com o slogan Água - Questão de Sobrevivência. Faça a sua parte, as atividades envolverão, diretamente, cerca de 1 milhão de pessoas no Estado.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, afirmou que a produção depende, totalmente, da qualidade e quantidade de água. "Ou cuidamos da água, dos recursos naturais ou o processo produtivo para e, sem ele, não teremos emprego e renda", disse. Para Berfran, há um dilema falso que coloca em confronto a preservação do meio ambiente com a produção. Berfran defende a harmonização entre conservação ambiental e processo produtivo. "Só conseguiremos garantir empregos se antes resolvermos as questões ambientais".
A presidente da ABES, Nancy Giugno destacou o avanço da Semana da Água, que deixou de ser voltada aos debates essencialmente técnicos e passou a envolver a sociedade. "Sem a participação das pessoas não há avanço, pois não há conscientização e difusão de novas práticas e atitudes ambientalmente corretas", salientou.
O evento de lançamento, que contou com o apoio da prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), teve show de Hique Gómez, que fez abordagens relativas ao meio ambiente, e do Grupo Encontro das Águas, além das participações do Coral e do grupo teatral da Samae. O encerramento da Semana da Água ocorrerá com um show musical de Beto Hermann, às 11h30min, na Quinta da Estância Grande (RS 118, km 32), em Viamão.
(Ascom Governo do RS, 05/10/2009)