Até o final da tarde de ontem, a prefeitura distribuiu mais de 6 mil telhas para as famílias atingidas pelo temporal de granizo do último dia 27 de setembro. Deste total, 2.200 foram encaminhadas pela Defesa Civil do Estado, através do decreto de Situação de Emergência assinado pelo prefeito Carlos Bohn, no início desta semana.
O temporal, segundo o prefeito, causou prejuízos para um total de 322 famílias de diversas localidades, especialmente região de Santo Antônio. Os maiores problemas estão relacionados com a destruição dos telhados das casas. "Acredito que já conseguimos auxiliar quase 200 famílias com telhas. A distribuição do material continua hoje. Neste momento, o número é limitado justamente para atender o maior número possível.
Na próxima semana, vamos fazer uma nova avaliação da situação e, se necessário, aumentar a quantidade de telhas por família", afirmou. Em reunião extraordinária, ocorrida na última quarta-feira, dia 30 de setembro, a Câmara de Vereadores autorizou o Executivo a comprar telhas de amianto para auxiliar os necessitados. O material está sendo adquirido em lojas e diretamente das fábricas instaladas em Santa Catarina. Ontem, um total de cinco equipes de funcionários de diversas secretarias (três caminhões e duas caminhonetes) realizaram a distribuição das telhas.
(Folha do Mate, 05/10/2009)