O prefeito de Santa Vitória do Palmar, Cláudio Pereira, assina nesta segunda-feira (05/10) convênio com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) para viabilizar as obras de recuperação do cais e pavimentação do acesso ao porto do município localizado no extremo Sul do Brasil. O investimento é de R$ 5 milhões e a solenidade está programada para as 11h, no prédio do terminal.
Confirmaram presença no ato o líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana; o representante do diretor de Infra-Estrutura Aquaviária do Dnit, Paulo Godói; o representante do Ministério dos Transportes, Adão Proença; o superintendente da Companhia Docas do Maranhão, Luis Azambuja, e o superintendente de Portos e Hidrovias do Rio Grande do Sul, Gilberto Cunha.
A recuperação do porto de Santa Vitória, desativado há mais de 40 anos, é uma das prioridades da atual administração municipal. A execução do projeto ocorrerá em três etapas. O objetivo é implantar a hidrovia do Mercosul, unindo o Brasil ao Uruguai através da lagoa Mirim. A reforma e a restauração do prédio do porto já foram concluídas. Estão em andamento apenas os trabalhos de acabamento paisagístico no entorno do complexo.
A formalização do convênio com o Dnit garante o início da pavimentação de 1,7 quilômetro do acesso ao porto municipal e a recuperação total do cais. Para a conclusão da terceira etapa, que se refere à dragagem de acesso ao cais, está previsto no orçamento da União o repasse à prefeitura de mais R$ 5 milhões. Ao final das três fases, o porto estará em plenas condições para operações com cargas, a exemplo da experiência realizada no ano passado quando do transporte, através da lagoa, de mais de 10 toneladas de saibro, oriundas de Pelotas.
O prefeito Claudio Pereira diz que o extremo Sul do Brasil possui todas as condições para interligar o Uruguai ao porto de Estrela, via lagoa Mirim, e de lá facilitar o transporte de produtos para as regiões centrais do país, através da via férrea. O trabalho de articulação política para isso já ultrapassou as fronteiras. Na próxima terça-feira, o presidente do Uruguai, Tabaré Vasquez, estará no Departamento de Treinta y Tres para lançar a pedra fundamental da construção do Porto de la Charqueada, no rio Cebojati.
Conforme o prefeito Cláudio Pereira, ''estamos perto de concretizar a hidrovia binacional e dar um grande passo nesta integração que vai ser benéfica para todos. Vários são os produtos que podem embarcar no Uruguai, passar por Santa Vitória do Palmar e conquistar outros mercados''. Ele também é um entusiasta do impulso turístico que o projeto proporcionará à região.
Pereira destaca que administração de Santa Vitória do Palmar, junto com o Departamento de Rocha, está lançando a Rota Turística dos Campos Neutrais, que começa na região do Taim e se estende até o balneário de Punta del Diablo. ''A navegação pela lagoa Mirim será mais um desses atrativos'', conclui.
(Correio do Povo, 04/10/2009)