A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) aponta para o desequilíbrio entre a demanda e a oferta de água no Rio Grande do Sul. Segundo o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria, Paulo Paim, esse problema é verificado, especialmente, nos rios dos Sinos e Gravataí e na Fronteira Oeste. ''Não é só uma questão de quantidade da água, mas de qualidade'', explica, destacando que a situação foi responsável pelo desastre ambiental que matou cerca de 50 toneladas de peixes no Sinos, no ano de 2006.
A secretaria abriu licitação para um estudo chamado Disponibilidade Hídrica que, ao final de oito meses, informará a quantidade de água disponível em cada uma das 22 bacias hidrográficas do Estado. Além disso, será implantado um cadastro por adesão de usuários que, confrontado com a disponibilidade, mostrará em quais bacias já existe comprometimento do uso da água.
Para mobilizar a sociedade, acontece no Estado, até 10 de outubro, a XVI Semana Interamericana e IX Semana Estadual da Água, com o tema ''Água, questão de sobrevivência. Faça a sua Parte''. A programação completa pode ser conferida no site da Abes-RS (www.abes-rs.org.br).
(Correio do Povo, 04/10/2009)