A construção de bacias de reserva de água evitarão alagamentos em bairros de Porto Alegre em dias de chuva forte. Quem garante é o diretor do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Ernesto Teixeira. Um desses projetos está em execução na Praça Celso Luft, localizada na avenida Teixeira Mendes, no bairro Três Figueiras. A expectativa é que a bacia, que terá capacidade para comportar 5 milhões de litros de água, termine com os alagamentos que interrompem o trânsito e atingem moradias nas proximidades.
A obra teve início em maio e deverá estar concluída em março de 2010, dois meses depois da previsão inicial. Para fazer a estrutura, que terá 70 metros de comprimento, 30 metros de largura e 2,5 metros de altura, foi necessário realizar escavações na área. Atualmente, 50% da construção já está finalizada. Serão investidos R$ 1,4 milhão, e a contenção beneficiará cerca de 10,6 mil moradores dos bairros Três Figueiras e Chácara das Pedras. A bacia funcionará como um reservatório, amenizando o acúmulo de água na canalização pluvial e o transbordo nas ruas. Depois, gradativamente, a água será liberada.
Segundo o diretor do DEP, esse modelo de reservatório foi a solução mais adequada para o local, devido à estrutura de canalização já existente. ''É um modelo adotado nos países mais desenvolvidos e que soluciona os problemas a curto prazo. Como essa obra é pioneira na cidade, servirá de exemplo para outros empreendimentos similares'', explicou ele. Devido aos alagamentos, nas duas últimas décadas quatro pessoas morreram na região.
A obra na Praça Celso Luft já estava prevista no Plano Diretor de Drenagem Urbana do Arroio da Areia. Além dessa, serão construídas duas bacias na região, na Praça Dr. Lopes Trovão, com capacidade para 3 milhões de litros; e na Praça Joaquim Leite, com 1,3 milhão de litros. As obras deverão se iniciar em 2010 e 2011, respectivamente. O diretor lembrou que um dos diferenciais do projeto é que ocorrerá também a revitalização da praça.
Depois da conclusão da bacia, a área superior da estrutura receberá uma laje e, em seguida, serão construídas canchas de esportes. Além das bacias, estão em andamento no Departamento de Esgotos Pluviais projetos para evitar os alagamentos nas áreas próximas ao arroio Cavalhada, na avenida Juca Batista e na avenida Padre Cacique.
(Correio do Povo, 04/10/2009)