Serra cobra incentivos São José dos Ausentes – Lideranças estão preocupadas com a possibilidade de a região dos Campos de Cima da Serra perder o investimento de um parque eólico e cobram do governo do Estado incentivos para manter a obra. A Eletrosul havia sinalizado que os projetos de uma usina em São José dos Ausentes, estimada em R$ 900 milhões, estariam ameaçados e poderiam não participar do leilão de energia eólica marcado para o dia 25 de novembro.
Os prefeitos de São José dos Ausentes, Erivelto Sinval Velho (PMDB), e de Bom Jesus, José Paulo de Almeida (PMDB), reuniram-se na quarta-feira, em Florianópolis, com o diretor de engenharia da Eletrosul, Ronaldo dos Santos Custódio, para ver como os entraves ao projeto poderiam ser superados. Custódio afirmou que as propostas do Rio Grande do Sul a serem encaminhadas a Brasília estão concluídas, faltando alguns ajustes.
Seis projetos integram o parque, cada um com capacidade para gerar 30 MW. De acordo com Erivelto, seriam criados 1,2 mil empregos nos dois anos de construção do parque, dos quais 600 diretos.
Para o deputado Alberto Oliveira (PMDB), que coordenou a Subcomissão Mista na Assembleia para tratar da Energia Eólica, o Rio Grande do Sul precisa fixar medidas que sejam atrativas às empresas.
(O Pioneiro, 02/10/2009)