Após o grande volume de chuva que atingiu a Capital no último domingo, ficou visível a diferença do nível do Guaíba, em menos de uma semana, na orla de Ipanema.
A reportagem do ZH Zona Sul esteve no local em 24 de setembro e registrou, em fotos, como estava o nível das águas. Próximo aos bancos do calçadão, ainda era possível enxergar mais de um metro da camada de areia. Após quatro dias, na segunda-feira, as águas do Guaíba alcançavam o calçadão, e o forte vento propiciou a formação de ondas que lembravam o mar.
A chuva do final de semana se aproximou dos 100 milímetros na Zona Sul, o maior acumulado de precipitação na Capital entre a noite de sábado e o meio-dia do domingo. Na Avenida Tramandaí com a Rua Gávea, voltou a inundar neste fim de semana, chegando a fechar as vias para o trânsito.
Contraponto
O que diz o diretor da Divisão de Conservação do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) em exercício, engenheiro Marco Maracci da Silveira
Com a chuva, houve acúmulo de água no ponto mais baixo da Rua Gávea com a Tramandaí. Isto ocorreu porque a rede pluvial está com acúmulo de água, sem conseguir escoar para o Guaíba, que está represado e com nível muito alto. Assim que o Guaíba baixar, essa água irá escoar normalmente.
(Zero Hora, 02/10/2009)