A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) conseguiu nesta quinta-feira, 01, junto ao governo do Estado que a governadora Yeda Crusius assinasse o convênio com Emater e a Fidene (Fundação de Integração Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado) de Ijuí, para a liberação de R$ 500 mil do programa RS Rural. Dessa forma, fica assegurado o investimento para que os índios possam iniciar o plantio em tempo hábil.
O projeto é referente à segurança alimentar dos índios visando a formação das lavouras de subsistências, cultivo de feijão, milho, mandioca, batata doce. Além da assistência técnica eles irão adquirir as sementes, as mudas e também os insumos como óleo diesel para arar a terra. Conforme a deputada Zilá, os índios terão todas as condições para cultivar a terra. “Ao invés de dar o peixe a governadora está dando o anzol. Ela não está dando a comida direto aos índios mas fazendo com que eles plantem e produzam o seu próprio alimento, levando em consideração que essas lavouras são feitas de acordo com a cultura local. Os índios que escolhem o que querem plantar.”
Essa iniciativa da governadora de auxiliar o processo de alimentação dos índios conta com recursos exclusivos do Tesouro Estadual.
(Por Camila Ferro, Gabinete do deputado/Ascom AL-RS, 01/10/2009)