O governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, entregou na quinta-feira-feira (01/10) à Prefeitura de Esteio o projeto do executivo de macrodrenagem do Arroio Sapucaia, que, além de contribuir para a defesa da bacia dos rios Gravataí e do Sinos, trará mais saúde e qualidade de vida aos moradores da região. A entrega foi feita pelo secretário Marco Alba ao prefeito Gilmar Rinaldi. Também estiveram presentes o vice-prefeito Costelinha, o secretário Marcelo Pereira e o chefe de gabinete da Sehadur, Juvir Costella.
Após essa etapa, os prefeitos podem iniciar pela busca de investimentos. Atualmente, a secretaria tem um banco com mais de 200 projetos que atendem a cerca de 160 municípios do RS e tem entre suas prioridades o Programa Estruturante Sanemaneto em Ação.
Alba destacou o trabalho do governo do Estado em garantir investimentos recordes em saneamento. "Estamos promovendo uma mudança no perfil do saneamento básico. Com recursos obtidos por meio do ajuste fiscal, que vem sendo promovido pela governadora Yeda Crusius, vai ser possível elevar os índices de esgoto tratado dos atuais 13% para mais de 30% até 2010", destacou o secretário.
Rinaldi solicitou que o governo do Estado, através da Sehadur, encaminhasse um projeto de doação de uma área ocupada da extinta Cohab para a prefeitura e, assim, ser possível retomar o processo de regularização fundiária da Vila Esperança. A área é ocupada atualmente por cerca de 300 famílias.
Seguindo a orientação da governadora de dar prioridade às ações que resgatem a dignidade de moradia e infraestrutura das famílias de baixa renda, o secretário de habitação, Marco Alba, informou que estará elaborando um projeto de doação da área para a prefeitura, seguindo os mesmos ritos da recente doação do Loteamento Santa Marta, em Santa Maria. Segundo Alba, após a aprovação do projeto, a administração municipal poderá dar inicio a regularização fundiária e legalizar as propriedades dos moradores da Vila Esperança em Esteio.
(Ascom Governo do RS, 01/10/2009)