O Tribunal de Turim, através da juíza Cristina Palmesino, divulgou a lista das pessoas afetadas pelo amianto na Itália que estão incluídas no processo contra ex-diretores-executivos da Eternit [o suíço Stephan Ernest Schmidheiny* e o belga Louis de Cartier de Marchienne]. Ambos são acusados de responsabilidade pelas mortes e pelos danos causados pelo amianto na Itália. O julgamento deles começará em 10 de dezembro.
As listas das pessoas afetadas pelo amianto no país europeu estão disponíveis para consulta e download no site do Tribunal de Turim. A juíza Cristina Palmesino também ordenou que essas listas fossem enviadas para as comunas de Casale Monferrato, Cavagnolo e Rubiera, que ficam no norte da Itália.
Todas as pessoas citadas nesse processo também podem consultar o documento nas repartições de serviço do Palácio S. Giorgio, sede da Comuna de Casale, na Via Mameli, a partir desta quarta-feira (30/09) até 10 de dezembro de 2009, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.
(Por Massimiliano Francia, Il Monferrato** / Ambiente JÁ, com tradução de Rodrigo Brüning Schmitt, 01/10/2009)
* Stephan Schmidheiny foi o principal conselheiro para Negócios e Indústria do Secretário-Geral da ECO-92, Maurice Strong. Schmidheiny também é fundador do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) e da Fundação Avina, que atua no Brasil e em países latino-americanos e ibéricos.
** O texto original pode ser visto aqui.