Os primeiros ecodutos de Bagé foram implantados nesta quarta-feira (30/09). Durante a tarde foram colocados cinco bueiros na rua Ari da Silva Dias, 1448, em frente à residência do senhor Roger Domeneck, no bairro Alcides Almeida, zona Oeste.
Os ecodutos são feitos com pneus reaproveitados, que são prensados e amarrados com fitas de garrafas pet. Para a colocação do ecoduto há uma preparação do solo, que depois é coberto com cascalho. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam), com apoio de recursos alocados pelos deputados federais Fernando Marroni (PT-RS) e Afonso Hamm (PP-RS).
Cada objeto possui 1,60 metro de comprimento e 40 centímetros de circunferência, em que foram utilizados 10 pneus. Conforme o responsável operacional do Aterro Sanitário, Jeferson Luís Andrade, o projeto é realizado com pneus recolhidos de borracharias da cidade, que estariam poluindo o meio ambiente.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Melo, “este projeto ecológico, além de possuir importância no aspecto ambiental, exerce importante função social, pois auxilia no problema de saneamento, e ainda tem uma boa viabilidade econômica, pois é mais barato que um bueiro comum”.
Durante o evento, estiveram presentes o coordenador de Relações com Municípios, do gabinete do deputado Marroni; o assessor parlamentar, Amarildo Borges; e o assessor jurídico, Marcelo Gayardi. Eles salientaram a importância de Bagé realizar o projeto-piloto desta experiência, e que se tudo acontecer de forma positiva, este será encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente, através do deputado Marroni. Os assessores ressaltaram ainda que se reuniram ontem com o prefeito Dudu Colombo, com o objetivo de discutir as emendas parlamentares que o deputado federal destinará para a cidade.
Está prevista a instalação de outros ecodutos na Rua Ari da Silva Dias, que está incluída na visita às obras que será realizada hoje pela comitiva liderada pelo prefeito Dudu.
(Jornal Minuano, 01/10/2009)