Durante todo o dia desta quarta-feira (30/09) representantes da área da saúde de Candiota, Hulha Negra, Aceguá, Bagé, Dom Pedrito e Lavras do Sul estiveram reunidos na Escola Municipal São Pedro para tratar de temas relacionados ao meio ambiente. O encontro denominou-se 1ª Conferência Regional de Saúde Ambiental e antecedeu a etapa estadual, que ocorre em 28 de outubro na Capital.
De acordo com um dos organizadores do evento, Pedro Almeida da Silva, da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, a ideia foi trazer para o debate outros setores interligados como a habitação e o saneamento. Participaram do encontro produtores rurais, indústrias, representantes da saúde e do governo. Temas como a poluição dos arroios, do ar e dos lençóis freáticos, a saúde do trabalhador, do animal e o Bioma Pampa, foram abordados. Do evento, saíram 10 delegados eleitos que representam a região na Conferência Estadual. Todos os municípios foram representados.
Entre os principais problemas locais de saúde ambiental elencados na Conferência, estão a poluição do ar, principalmente em Candiota, a poluição dos lençóis freáticos e a agressão ao Bioma Pampa. “Justamente por estes e outros temas que a Conferência de hoje foi muito importante, a fim de que possamos levar estas questões a outros níveis e buscar atitudes que ajudem na resolução destes problemas”, finalizou Silva.
(Jornal Minuano, 01/10/2009)