A Unidade de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, no próximo dia 8, uma “Atualização em Manejo Ambiental, Identificação, Diagnóstico e Tratamento dos Acidentes causados por Animais Peçonhentos”. O evento é direcionado a estudantes e a profissionais de saúde, principalmente médicos, veterinários, enfermeiros e biólogos, e acontecerá no auditório Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica do Hospital Universitário (HU) da Furg, das 8h30min às 17h30min.
Segundo o coordenador do setor de Fatores Biológicos de Risco da Vigilância Ambiental, veterinário Marcelo Pereira, as palestras serão ministradas por profissionais do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT-RS), que são o médico João Batista Torres e a médica veterinária Maria da Graça Marques. Ele comentou que o objetivo do evento é capacitar os profissionais de saúde para lidar com os casos de acidentes causados por animais peçonhentos, os quais devem sofrer um considerável acréscimo com a chegada dos meses quentes.
As vagas para a capacitação são limitadas e as inscrições gratuitas. Os interessados devem se inscrever na sede da Vigilância Ambiental (Unidade de Zoonoses e Vetores) da SMS, rua Almirante Barroso, 66, no horário das 13h30min às 17h30min, diariamente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3035-8389. A Vigilância Ambiental desenvolve um trabalho permanente de prevenção à doenças, levando informação aos bairros da cidade. Ações educativas sobre controle de parasitas, tais como bicho-do-pé, carrapatos, pulgas e dengue, são realizadas com frequência no Município.
(Jornal Agora, 01/10/2009)