Pela segunda vez em um período de 15 dias, milhares de sardinhas apareceram mortas no litoral de São José de Ribamar, a 32 km de São Luís. Nesta quarta (30/09), cerca de cinco quilômetros da praia de Araçagi estavam cobertos de peixes mortos. O Ibama esteve no local para investigar a causa da morte dos peixes. Para a analista ambiental do Ibama em São Luís, Ciclene Brito, a morte das sardinhas pode ter sido causada pelo uso de uma rede com malha muito pequena, abaixo do permitido pela legislação, que aprisiona todo o cardume.
Segundo a analista, é possível que as duas séries de mortes não tenham a mesma causa, pois os peixes não tinham alterações visíveis. As sardinhas encontras no dia 15, em um igarapé, apresentavam marcas de hemorragia. A analista disse que o laudo elaborado pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão) sobre as mortes do dia 15 não foi conclusivo.
Uma das hipóteses foi de que o lançamento de esgoto doméstico no igarapé tenha provocado a proliferação de algas que consumiu o oxigênio da água, matando os peixes. Outra hipótese é de que as mortes tenham causa natural devido a entrada de um cardume muito grande de sardinha no igarapé.
Segundo Ciclene Brito, a sardinha, além de ser usada na alimentação, serve de também de alimento para peixes maiores, que são pescados pelas comunidades locais. A pesca é a base da economia local.
(Por Sílvia Freire, Folha Online, 30/09/2009)