“A Associação Moinhos de Vento – Moinhos Vive promoveu na segunda-feira (28/09), no Instituto Goethe, o segundo encontro do Espaço Moinhos, que é uma parte do projeto Loucos pelo Moinhos, coordenado e desenvolvido pela psicóloga e diretora do Moinhos Vive, Luciele Comunello, e por estagiários da Psicologia Comunitária da PUCRS.
O Espaço Moinhos consiste em encontros da comunidade a fim de traçar um diagnóstico coletivo das necessidades de seus moradores, bem como reconhecer coletivamente seus recursos e capacidades de lidar com os próprios problemas. A Associação Moinhos Vive tem, nesse contexto, o papel de agregar as pessoas, potencializando a força de cada ação junto à própria comunidade e ao poder público.
O objetivo desse espaço é construir redes de pessoas implicadas com o desenvolvimento sustentável do bairro e, portanto, da cidade. Essas reuniões serão realizadas com a comunidade uma vez ao mês, até janeiro.
Entre os vários assuntos que preocupam, foram selecionados, na última reunião, itens como segurança, lixo seletivo, conservação do meio ambiente e do patrimônio cultural, entre outros.
Na segunda-feira, ficou decidido que o espaço estaria aberto para discutir e levantar dificuldades e possibilidades de solução para o lixo seletivo, que já foi objeto de ampla campanha de conscientização feita pelo Moinhos Vive.
O projeto Recicla Moinhos foca a importância da reciclagem do lixo sob o aspecto ecológico e social, pois permite a criação de trabalho para inúmeras pessoas. Elaboramos uma apresentação do projeto, que garantiu o aumento da coleta seletiva no bairro de uma para três vezes por semana. Também pressionamos para a colocação de lixeiras no bairro.”
Para participar
A Associação Moinhos Vive se reúne todas as quartas-feiras, às 19h30min, no Leopoldina Juvenil. A entidade mantém o blog moinhosvive.blogspot.com. Se tiver interesse em participar da associação e das reuniões, entre em contato pelo e-mail moinhosvive@gmail.com ou pelo telefone 3346-5361
(Por Alda Py Veloso, Zero Hora, 01/10/2009)